Petrobras e BNDES fecham parceria para pesquisa de minerais críticos

 


A Petrobras e o BNDES assinaram um protocolo de intenções para ampliar pesquisas e projetos voltados aos minerais críticos e estratégicos para o Brasil. A parceria prevê o compartilhamento de informações, realização de estudos e acompanhamento de iniciativas ligadas à transição energética, além de setores como óleo e gás.

O acordo foi firmado durante a comemoração dos 74 anos do BNDES, no Rio de Janeiro, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, a iniciativa busca fortalecer pesquisas sobre minerais essenciais para a eletrificação e para o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas à economia de baixo carbono.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou que a intenção é ampliar a cooperação e envolver também a Vale nos estudos, aproveitando a experiência das empresas para acelerar o conhecimento sobre o potencial mineral brasileiro. Ele ressaltou que o Brasil possui posição de destaque mundial em reservas e produção de minerais estratégicos, como grafite, lítio, estanho, manganês e níquel.

De acordo com o banco, o mapeamento da capacidade produtiva desses recursos é considerado fundamental para atrair investimentos, agregar valor às riquezas naturais e ampliar a participação do Brasil nas cadeias globais de tecnologia e inovação.

Fonte: Jornal O Sul