Declaração do Imposto de Renda pode passar a ser automática em até três anos
O ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou que os brasileiros poderão deixar de fazer a declaração anual do Imposto de Renda nos próximos dois ou três anos. A proposta faz parte do processo de modernização da Receita Federal, que pretende automatizar a coleta e o cruzamento de informações dos contribuintes.
A ideia é que dados já disponíveis em bancos, empresas, planos de saúde e outras instituições sejam integrados automaticamente ao sistema da Receita. Com isso, o contribuinte precisaria apenas conferir e validar as informações, sem a necessidade de preencher a declaração manualmente.
Segundo Durigan, o objetivo é simplificar a vida dos cidadãos e reduzir a burocracia. A mudança seria uma evolução da declaração pré-preenchida, que já reúne informações financeiras de milhões de brasileiros e vem sendo ampliada gradualmente nos últimos anos.
Caso o projeto avance conforme o planejado, a obrigatoriedade da declaração tradicional poderá ser eliminada para grande parte dos contribuintes nos próximos anos.
Fonte: Jornal O Sul
