Mesmo com subsídio, após o início da guerra no Irã, em 28 de fevereiro, os combustíveis já subiram, em média, 6,8% no Brasil neste ano


Mesmo após medidas adotadas pelo governo para conter os impactos da guerra no Oriente Médio, os combustíveis acumulam alta média de 6,8% no Brasil em 2026. O aumento do petróleo no mercado internacional já afeta gasolina, diesel e gás de cozinha, além de começar a pressionar alimentos, transporte e outros setores da economia.

Especialistas apontam que o chamado “efeito secundário” da alta dos combustíveis pode ampliar a inflação nos próximos meses, dificultando a continuidade do ciclo de redução da taxa Selic pelo Banco Central. O diesel, essencial para o transporte de mercadorias, lidera os aumentos e já impacta o custo do frete e dos alimentos.

Mesmo com subsídios anunciados pelo governo, analistas projetam que a inflação pode terminar o ano acima do teto da meta oficial, aumentando a pressão sobre a política econômica brasileira.

Fonte: Jornal O Sul