Agronegócio enfrenta a chamada tempestade perfeita

O ministro da Agricultura, André de Paula, afirmou que assumiu a pasta em um dos momentos mais desafiadores para o agronegócio brasileiro, cenário que classificou como uma “tempestade perfeita”. Segundo ele, o setor enfrenta uma combinação de fatores internos e externos, como os impactos da guerra no Irã, o elevado endividamento dos produtores rurais, o aumento do custo dos insumos, a queda nos preços das commodities e a necessidade de ampliar o seguro rural.

Entre as prioridades do ministério estão a construção de um Plano Safra mais robusto e a renegociação das dívidas rurais, considerada essencial para que mais produtores tenham acesso ao crédito. André de Paula afirmou que o objetivo é trabalhar por taxas de juros de um dígito na próxima safra, além de ampliar a oferta de recursos para o setor. O ministro também destacou a meta de aumentar a abertura de novos mercados internacionais para produtos brasileiros, ressaltando que as exportações do agronegócio cresceram 11,7% em abril, mesmo diante das dificuldades econômicas e geopolíticas atuais.

Fonte: Jornal O Sul